O que é Marketing ?
De forma bem simples, direta e completa essa pergunta anda perseguindo as pessoas que de alguma maneira utilizaram algum tipo de ferramenta ou conceito de marketing onde na grande maioria dos casos está diretamente associado a publicidade, propaganda, vendas ou como uma ferramenta ilusória de reparo de um produto ou marca ruim que é apresentada ao mercado, de forma que até pessoas cultas tem uma visão errada do marketing imagina-se então os desprovidos de conhecimentos.
Expressão anglo-saxônica marketing vem do inglês e deriva do latim mercátus. Em português significa mercadologia, comercialização ou ação de mercado. Entretanto o 1ª conceito de marketing nasceu entre as décadas 10 e 40 no século passado tendo sido consolidados com o Journal of Marketing e da American Marketing Association na década de 30 mas as idéias ainda eram muito ligadas a distribuição e comercio a partir da década de 50 começaram a surgir os conceitos modernos de marketing motivado pelas transformações sociais da época (Pós-Guerras, industrialização, Etc ... )
Para a American Marketing Association, o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.
Segundo André Carneiro (doutor em Administração com ênfase em Marketing, pela Universidad Nacional de Misiones, Argentina ) quanto à área de estudo do marketing, as opções giram em torno de algumas áreas específicas, a saber: Economia, Sociologia, Comunicação e Administração. A Sociologia é considerada ciência pura ou básica, apesar do marketing utilizar as leis desta para atingir seus objetivos não seria coerente classificá-lo como disciplina da Sociologia, visto que possui um componente muito pragmático. Tal componente é o mesmo que a faz distinta da Economia, pois o marketing apesar de utilizar suas leis, aplica componentes de outras áreas de estudo. Com relação à Comunicação também não pode ser, pois apesar do marketing utilizá-la em sua prática, ela por si só não contempla outros aspectos primordiais do marketing, como preço, distribuição e produto. Também não se justificaria classificar o marketing como disciplina autônoma, pois a mesma não teria características suficientes para tal. Diante do exposto a área que mais se aproxima é a Administração, pois é esta disciplina que possui todos os elementos – teóricos e práticos – para absorver o marketing como área de estudo. Os princípios de administração (planejar, organizar, dirigir e controlar) são também princípios do marketing. A maioria das publicações de marketing é de administradores. Porém, nos estudos da Administração de Marketing, é constante a utilização de conhecimentos oriundos da economia, da sociologia, da psicologia, da comunicação e da matemática. Todas essas áreas do conhecimento aplicadas ao marketing tornam possível à análise, o planejamento, a formulação, a implementação e o controle das estratégias e táticas de marketing
Dentro disso faço minhas as palavras de Philip Kotler : “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”
Por fim o marketing foca na satisfação das necessidades, desejos e exigências do cliente.
- A filosofia de marketing necessita de ser possuída por todos dentro da organização.
- Necessidades futuras devem ser identificadas e antecipadas.
- Há normalmente um foco sobre a rentabilidade, especialmente no setor corporacional. Entretanto, como organizações do setor público e organizações que não visam lucro adotam o conceito de marketing.
- Definições mais recentes reconhecem a influencia do marketing sobre a sociedade.Twitter: Twitter.com/DioZz_Sample
0 comentários:
Postar um comentário