Termos mais utilizados no Marketing

Bem para que possamos começar com o "pé direito", nesta primeira postagem oficial, deixo para vocês termos importantes que acompanham (ou pelo menos deveria acompanhar) o dia-dia de profissionais da área, se ainda não conheçem é bom conheçer, sempre que possivel trabalharemos em cima destes termos.

Good study !!! 


NETWORKING
Definição: Rede de relacionamentos informais dentro e fora da empresa, tecida com o objetivo de conseguir informações privilegiadas que permitam agilizar um output.
Output: (PRODUÇÃO OU POTÊNCIA DE ELETRICIDADE)

START UP
Definição: Alinhamento dos recursos indispensáveis para iniciar uma empreitada, um empreendimento.

DOWNSIZING
Definição: Eliminação de fatores supérfluos, de modo a reduzir o custo da operação, sem prejuízo à eficiência e aos resultados esperados.

RIGHTSIZING
Definição: A medida apropriada para uma situação, sem falta nem exagero.

BREAKING PARADIGMS
Definição: Desafio a regras e procedimentos ainda em uso, mas já ultrapassados.

TURNAROUND
Definição: Implementação de medidas drásticas para dar novo rumo à situação.

REENGENEERING
Definição: Alteração funcional com a finalidade de fazer as mesmas coisas, mas de maneira mais criativa.

OUTPLACEMENT
Definição: Procura de uma nova posição mais adequada, quando a situação atual chega a um ponto insustentável.

BENCHMARKETING
Definição: Ponto de referência que serve de parâmetro para futuras situações semelhantes.

INSTANT FEEDBACK
Definição: Troca contínua de informações, que permite aos interlocutores aprender cada vez mais um sobre o outro.

WRAP UP
Definição: Revisão minuciosa de todos os detalhes relevantes, antes de dar a operação por finalizada.

CONTINUOUS IMPROVEMENT
Definição: Retrospectiva crítica de um projeto bem sucedido, visando a uma execução ainda mais aperfeiçoada na próxima oportunidade.

ENTREPRENEURSHIP

Definição: Habilidade e coragem para abrir novas frentes de oportunidades a partir de decisões inesperadas
e arriscadas.

CHIEF EXECUTIVE OFFICER (CEO)
- Diretor Executivo. Executivo encarregado pela administração geral de uma empresa.

COMMODITIES
- Produtos padronizados, comercializados em larga escala. Geralmente utilizada no plural, à palavra commodities significa mercadoria. No mercado financeiro é utilizada para indicar um tipo de produto, geralmente agrícola ou mineral, de grande importância econômica internacional, amplamente negociado entre importadores e exportadores. As commodities são negociadas por Bolsas de Valores específicas.

COMMODITY
- Palavra geralmente utilizada no plural - commodities. Palavra inglesa que significa mercadoria, mas no mercado financeiro é utilizada para indicar um tipo de produto, geralmente agrícola ou mineral, de grande importância econômica internacional porque é amplamente negociado entre importadores e exportadores. Existem bolsas de valores específicas para negociar commodities. Alguns exemplos de commodities seriam: café, algodão, soja, cobre, petróleo.

COMPETÊNCIA ESSENCIAL (CORE COMPETENCE) - Conjunto de conhecimentos utilizados pela empresa para definição e solução de problemas e conseqüente implementação de alternativas de crescimento. A competência essencial se desenvolve com base na aprendizagem organizacional.

CONVERSÃO (Swap) - Emissão de títulos que vão substituir outros.

CORE BUSINESS
- Identificação do negócio central de uma empresa. De acordo com grande parte dos gestores e economistas uma empresa deve centrar todos os seus esforços na sua atividade principal delegando a outras tudo o que seja secundário ("outsourcing").

CORE COMPETENCE - São os pontos fortes e conhecimentos que conferem a uma empresa uma vantagem competitiva intrínseca. Esta é o fator chave de sucesso de uma organização.

DOW JONES - Índice da Bolsa de Valores de Nova Iorque, que é constituído por trinta títulos industriais.

DOWNSIZING - Procedimento de reestruturação empresarial feito através da redução da força de trabalho ou do encerramento de negócios não relacionados com as competências essenciais.

DUE DILIGENCE - Trata-se do processo de auditoria feito na empresa candidata a receber investimento de risco, em geral conduzido por auditores independentes contratados pelos investidores.

DUMPING
- Venda de uma mercadoria abaixo do seu custo marginal. Uma empresa pode suportar estas perdas de forma a eliminar a concorrência. Contudo, esta é uma prática impedida por lei.

GOLDEN SHARE (Ação específica) - Ação detida pelo Estado numa empresa pública ou numa associada de economia mista, objeto de uma privatização total ou parcial, que confere àqueles direitos particulares e implica, pelo seu conteúdo, disposições estatutárias especiais.

GREY MARKET - Compra e venda de ações antes do início oficial da sua negociação. Contratos de compra de ações ainda não emitidas, semelhantes a contratos de promessa de compra e venda.

HOLDING - Empresa que o objetivo consiste em tomar e deter participações em outras empresas com vista a controlá-las ou a dirigir as suas atividades.

JOINT-VENTURE - Forma de aliança entre empresas juridicamente independentes que objetiva a criação de novo negócio. É normalmente estabelecida entre uma empresa com capital necessário ao financiamento do projeto, e outra que domina as competências técnicas, os contatos comerciais ou ambos. Nesse sentido, a franquia pode ser considerada como uma espécie de joint-venture.

JUST-IN-TIME - (a) Estratégia de gestão de estoque pela qual matéria-prima e componentes são entregues ao fabricante no momento exato do processo de produção; (b) Fazer a coisa certa, com a qualidade exigida; (c) Entregar sem desperdício de tempo, qualidade ou quantidade.

KEY MAN - Pessoa física cujo conhecimento específico é de valor fundamental para o sucesso de determinado fundo, não sendo facilmente substituível por outra e que estabelece o diferencial entre um fundo e outro.

KNOW HOW - Experiência técnica. Saber fazer. O termo é geralmente utilizado para referir-se a processos de fabricação não patenteada, mas que exige grande habilidade. Refere-se também a um conjunto de operações que demandam experiência específica.

MANAGEMENT BUY-IN - É o processo de aquisição de uma empresa por um grupo de executivos externos a ela, que obtiveram apoio financeiro para tocarem eles próprios a empresa, desalojando os antigos executivos.

MANAGEMENT BUY-OUT - É o processo de aquisição de uma empresa pelos próprios executivos que nela trabalham, em geral associados a fundos de investimento.

OUTSOURCING - Terceirização. Forma de transferir para outras empresas a realização de tarefas e/ou serviços, ou a fabricação de produtos de que uma empresa necessita.

PAYBACK - Retorno de investimento.

QUALITY VIEWPOINT - Ponto de vista da gestão que visa aumentar a satisfação do cliente pelo fornecimento de bens e serviços de alta qualidade.

STAKEHOLDER - Acionista. Pessoa ou grupo de pessoas que possuem ações de uma empresa.

START UP - São empresas em fase embrionária que se encontram no processo de implementação e organização de suas operações. Nesse estágio a empresa pode não ter iniciado a comercialização em massa de seus produtos, mas já desenvolveu e testou o protótipo inicial. São raras as start ups que conseguem obter caixa ou lucros nesse estágio de desenvolvimento, mas podem representar boas oportunidades de investimento em função de seu potencial de crescimento.

START-UP CAPITAL - Capital utilizado para implantação das atividades de uma empresa: localização, aquisição de equipamentos e instalações, contratação de pessoal.

TAKE OVER
- Termo para referir à aquisição de uma empresa por outra.

TERMO DE NON DISCLOSURE - Compromisso acionado por investidores e empreendedores de não revelar ao mercado as informações relevantes obtidas de ambos os lados durante o processo de negociação para a efetivação de um processo de investimento de risco.

TOP MANAGER - Administrador encarregado de conduzir as atividades gerais da empresa.

TRADEMARK - Marca registrada. Nome, símbolo, lema ou desenho que identifica legalmente uma organização e/ou seus produtos e, em alguns casos, previne o uso indevido de marcas similares ou idênticas.

TRAINEE - Estagiário. Profissional em fase de treinamento durante processo de admissão por uma empresa.

TRUST - Forma de concentração conducente à constituição de um grupo de empresas sujeito a uma unidade de direção.

TURNKEY - Produto ou serviço que pode ser imediatamente implementado ou utilizado sem qualquer esforço adicional do comprador.

WORKSHOP - Oficina. Reunião de grupos de trabalho interessados em determinado projeto ou atividade para discussão e/ou apresentação prática do referido projeto ou atividade.

Diógenes Eugênio Ferreira
Formando em administração e marketing.
Email: diogenes_eugenio@yahoo.com
Twitter: Twitter.com/DioZz_Sample

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Quero me divertir com o blog, compartilhando informações com profissionais ou aspirantes do meio, Crescendo aprendendo e como disse antes se divertindo. Aqui espero que vire refugio para suas duvidas, compartilhem seus dilemas e façamos da pesquisa nosso segredo, Usando Marketing o marketing que realmente funciona.

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Diógenes Eugênio Ferreira
Formando em Administração de empresas e em Marketing, muitos cursos tecnicos na área de marketing e Comunicação Visual, Sem contar as inumeras palestras que participei sobre os temas. Atualmente trabalhando como diretor de marketing do site de compras coletivas oferta central, e prestando consultoria, designer e grafica para varias empresas de pernambuco atravez da Dz Comunicação Visual a qual sou diretor administrativo. EMAIL: diogenes_eugenio@yahoo.com Twitter.com/DioZz_Sample
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