Erros de marketing

 Sem duvida nenhuma sabemos que uma empresa sem marketing não sobrevive, mas alguns "deslizes" chegam a ser absurdos, aqui trago para vocês algums dos piores erros de marketing de 2010.
Tem um ditado que diz os inteligentes aprendem com os proprios erros, mas o SABIO aprende com o erro dos outros.
SEJAM SABIOS !!!!!




1) PÃO DE AÇÚCAR ELIMINA O BRASIL DA COPA DO MUNDO:
O anúncio do hipermercado Extra (patrocinador da seleção) na Folha de São Paulo lamenta a saída do Brasil da Copa, antes de termos perdido o jogo. O grupo Pão de Açúcar se justificou falando que a culpa foi do jornal e Abílio Diniz, fundador do grupo, se desculpou no Twitter.



2) NESTLÉ LANÇA BEBIDA ALPINO SEM ALPINO:
A Nestlé laçou uma linha de bebidas prontas chamada “Fast” e uma delas era de Alpino. Ou melhor, sabor Alpino, já que a própria embalagem dizia que o produto não continha Alpino. O caso gerou reclamações no CONAR e manifestos na internet. A empresa foi notificada, precisou se desculpar em público e mudar o rótulo do seu produto.



3) TOYOTA FAZ RECALL MONSTRUOSO:
No ano de 2010 a Toyota passou tantos recalls que precisou suspender a sua produção mundial até que todos os defeitos fossem identificados. Na internet, foram inúmeros comentários sobre o caso. A cotação das ações da empresa caiu significativamente.
Mas não foi só a Toyota que precisou fazer recall. Muitas outras empresas de veículos também precisaram realizar esta operação.


4) O “TCHÓ TCHÓ” DA HYUNDAI NA COPA DO MUNDO:
A montadora fechou um super patrocínio pra Copa e gastou milhões para divulgar uma campanha que tentava criar uma nova maneira pra torcer nos jogos. A idéia não pegou e ainda virou chacota.



5) PROMOÇÃO DA P&G COLOCA MEDO NA POPULAÇÃO:
A P&G, eleita anunciante do ano, decidiu fazer sua primeira grande campanha corporativa no Brasil esse ano. Fechou a ação do “avião do Faustão”, um remake da antiga promoção do caminhão. Tudo parecia ir bem até a empresa decidir espalhar caixas que supostamente teriam caído de aviões no meio da cidade do Rio de Janeiro. O problema é que isso aconteceu bem no momento em que o Rio passava por um período de extrema insegurança com o conflito entre policiais e traficantes. Resultado: a população ficou com medo, o esquadrão antibomba foi chamado e a imagem rodou todos os noticiários policiais do país.



6) VOLVO E AUDI PASSAM MUITA VERGONHA:
Falhar em uma apresentação ao vivo para a imprensa sobre seu novo dispositivo de segurança parece filme, mas isto aconteceu de verdade. Em demonstração do novo Audi, o carro capotou ao vivo e trouxe problemas graves para a imagem da Volvo.



7) PROMOÇÃO DA NESTLÉ COM BICHINHOS VIROU MICO:
Depois de criar uma pequena novela sobre bichinhos da flores nos intervalos da novela das 8, da rede Globo, a Nestlé começou a vender esses bichinhos por “apenas” R$27 em produtos + R$27. Sobrou bichinho e a promoção foi prolongada pro Natal e o preço abaixou. Mas os bichinhos ainda continuam encalhados nas lojas.



8.) BURGER KING É FLAGRADO COM QUEIJO VENCIDO:
Enquanto estava veiculando uma grande campanha sobre o queijo que estava em um novo sanduíche, uma lanchonete da rede no Rio de Janeiro foi flagrada usando queijo vencido. O caso foi noticiado até no Fantástico.



9) CHUVA DE TWIX VIROU GAROA:
A Mars programou uma super distribuição de Twix na avenida Paulista, em São Paulo, mas as máquinas emperraram e os consumidores viram, na verdade, um chuva de papel e uma “garoa” de chocolate.



10) CAMPANHA DA TOPPER SOBRE A INVENCIBILIDADE DO FUTSAL BRASILEIRO:
A Topper, patrocinadora da seleção brasileira de futebol de salão, resolveu fazer uma campanha forçando o jargão “mas neeeem se o Brasil perder no futsal”. Tudo a ver, já que a equipe estava há invicta há quase 160 jogos! Mas a empresa só não esperava que a seleção perderia dias depois da campanha ser veiculada.




 Diógenes Eugênio Ferreira
Formando em administração e marketing.
Email: diogenes_eugenio@yahoo.com
Twitter: Twitter.com/DioZz_Sample

Fonte: Erros de Marketing



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisa

Visualizações

Sobre este blog

Quero me divertir com o blog, compartilhando informações com profissionais ou aspirantes do meio, Crescendo aprendendo e como disse antes se divertindo. Aqui espero que vire refugio para suas duvidas, compartilhem seus dilemas e façamos da pesquisa nosso segredo, Usando Marketing o marketing que realmente funciona.

Deixe um recado

Sobre mim:

Minha foto
Diógenes Eugênio Ferreira
Formando em Administração de empresas e em Marketing, muitos cursos tecnicos na área de marketing e Comunicação Visual, Sem contar as inumeras palestras que participei sobre os temas. Atualmente trabalhando como diretor de marketing do site de compras coletivas oferta central, e prestando consultoria, designer e grafica para varias empresas de pernambuco atravez da Dz Comunicação Visual a qual sou diretor administrativo. EMAIL: diogenes_eugenio@yahoo.com Twitter.com/DioZz_Sample
Ver meu perfil completo

Você está gostando do blog ?

Seguidores

Tecnologia do Blogger.