O que é Marketing ??

O que é Marketing  ?

De forma bem simples, direta e completa essa pergunta anda perseguindo as pessoas que de alguma maneira utilizaram algum tipo de ferramenta ou conceito de marketing onde na grande maioria dos casos está diretamente associado a publicidade, propaganda, vendas ou como uma ferramenta ilusória de reparo de um produto ou marca ruim que é apresentada ao mercado, de forma que até pessoas cultas tem uma visão errada do marketing imagina-se então os desprovidos de conhecimentos.

Expressão anglo-saxônica marketing vem do inglês e deriva do latim mercátus. Em português significa mercadologia, comercialização ou ação de mercado.  Entretanto o 1ª conceito de marketing nasceu entre as décadas 10 e 40 no século passado tendo sido consolidados com o Journal of Marketing e da American Marketing Association na década de 30 mas as idéias ainda eram muito ligadas a distribuição e comercio a partir da década de 50 começaram a surgir os conceitos modernos de marketing  motivado pelas transformações sociais da época (Pós-Guerras, industrialização, Etc ... ) 
Para a American Marketing Association, o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. 

Segundo André Carneiro (doutor em  Administração  com ênfase em Marketing, pela Universidad Nacional de Misiones, Argentina ) quanto à área de estudo do marketing, as opções giram em torno de algumas áreas específicas, a saber: Economia, Sociologia, Comunicação e Administração. A Sociologia é considerada ciência pura ou básica, apesar do marketing utilizar as leis desta para atingir seus objetivos não seria coerente classificá-lo como disciplina da Sociologia, visto que possui um componente muito pragmático. Tal componente é o mesmo que a faz distinta da Economia, pois o marketing apesar de utilizar suas leis, aplica componentes de outras áreas de estudo. Com relação à Comunicação também não pode ser, pois apesar do marketing utilizá-la em sua prática, ela por si só não contempla outros aspectos primordiais do marketing, como preço, distribuição e produto. Também não se justificaria classificar o marketing como disciplina autônoma, pois a mesma não teria características suficientes para tal. Diante do exposto a área que mais se aproxima é a Administração, pois é esta disciplina que possui todos os elementos – teóricos e práticos – para absorver o marketing como área de estudo. Os princípios de administração (planejar, organizar, dirigir e controlar) são também princípios do marketing. A maioria das publicações de marketing é de administradores. Porém, nos estudos da Administração de Marketing, é constante a utilização de conhecimentos oriundos da economia, da sociologia, da psicologia, da comunicação e da matemática. Todas essas áreas do conhecimento aplicadas ao marketing tornam possível à análise, o planejamento, a formulação, a implementação e o controle das estratégias e táticas de marketing

Dentro disso faço minhas as palavras de Philip Kotler : “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros” 


Por fim o marketing foca na satisfação das necessidades, desejos e exigências do cliente.
  • A filosofia de marketing necessita de ser possuída por todos dentro da organização.
  • Necessidades futuras devem ser identificadas e antecipadas.
  • Há normalmente um foco sobre a rentabilidade, especialmente no setor corporacional. Entretanto, como organizações do setor público e organizações que não visam lucro adotam o conceito de marketing.
  • Definições mais recentes reconhecem a influencia do marketing sobre a sociedade.



    Diógenes Eugênio Ferreira
    Formando em administração e marketing.
    Email: diogenes_eugenio@yahoo.com
    Twitter: Twitter.com/DioZz_Sample

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisa

Visualizações

Sobre este blog

Quero me divertir com o blog, compartilhando informações com profissionais ou aspirantes do meio, Crescendo aprendendo e como disse antes se divertindo. Aqui espero que vire refugio para suas duvidas, compartilhem seus dilemas e façamos da pesquisa nosso segredo, Usando Marketing o marketing que realmente funciona.

Deixe um recado

Sobre mim:

Minha foto
Diógenes Eugênio Ferreira
Formando em Administração de empresas e em Marketing, muitos cursos tecnicos na área de marketing e Comunicação Visual, Sem contar as inumeras palestras que participei sobre os temas. Atualmente trabalhando como diretor de marketing do site de compras coletivas oferta central, e prestando consultoria, designer e grafica para varias empresas de pernambuco atravez da Dz Comunicação Visual a qual sou diretor administrativo. EMAIL: diogenes_eugenio@yahoo.com Twitter.com/DioZz_Sample
Ver meu perfil completo

Você está gostando do blog ?

Seguidores

Tecnologia do Blogger.