Lógico muitas pessoas não sabiam ou o que se tratava (Mesmo sendo estudantes de marketing).
Um erro muito comum das pessoas que pensam em investir em publicidade&propaganda ou até mesmo investir em departamentos de marketing é o fato de esquecerem a importância do mix marketing. quando o mesmo deve ser utilizado sempre que necessário. (porém deve ser por excelência no meu ponto de vista sempre lembrado, não gosto de utilizar as palavras NUNCA ou SEMPRE.).
Quais são os 4 p’s do marketing ?
Vamos lá:
Falando de forma bem resumida os 4ps devem ser utilizados tendo como objetivo o mercado alvo:
Produto: Diferentes tipos de Design, Características, Diferenciais com a concorrência, Marca, Especificações, Política de Garantia, Embalagem
Promoção: Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Trade Marketing.
Preço: Financiamentos, Condições de Pagamento, Prazo médio, Número de Prestações, Descontos, Crediário
Praça: Lojas, Canais de distribuição, Logística, Armazenamento, Distribuição
Obvio que como curioso e continuo estudante de marketing e suas tendências eu pensei em criar novos "P's" para compor o grupo ai foi quando descobri que isso já havia sido feito como por exemplo: Profit (lucro), People (pessoas), Public Relations (Relações Públicas), e percebi que não daria muito certo pelo menos não agora.
Na pratica os 4 p's são a base inicial (Ou tática) para qualquer tipo de estratégia de marketing onde você pode ganhar o cliente com a diferenciação física do produto (Qualidade), ou exclusividade do mesmo (Geralmente Franquias), promover este produto de forma criativa seja em mídias digitais ou impressa, fazer uma publicidade diferenciada (Ex: os comerciais de cerveja baseados em comedias Stand-up) isto é a promoção , ter condições de pagamentos favoráveis ao cliente, prazos realmente esticados isto é o preço e a praça investimento no local de vendas, formas de guardar ou recolher mercadorias etc...
Agora vamos aos 5 c’s:
Clientes, Companhia, Concorrência, Colaboradores, Contexto.
A pergunta base que deve ser feita a cada um dos itens a seguir é:
Clientes: quem são e que necessidades têm?
Companhia: quais são as habilidades e competências que temos para atender estas necessidades?
Concorrência: quem mais compete conosco no atendimento destas necessidades? Quais seus pontos fortes e fracos?
Colaboradores: que perfil deve ter nossa equipe para atender estas necessidades?
Contexto: quais fatores externos podem ajudar ou atrapalhar nosso crescimento?
Na pratica os 5c’s nos leva diretamente ao publico alvo (Que é o principal) e por fim acabam nos levando diretamente a os 4p’s.
Concorrência: quem mais compete conosco no atendimento destas necessidades? Quais seus pontos fortes e fracos?
Colaboradores: que perfil deve ter nossa equipe para atender estas necessidades?
Contexto: quais fatores externos podem ajudar ou atrapalhar nosso crescimento?
Na pratica os 5c’s nos leva diretamente ao publico alvo (Que é o principal) e por fim acabam nos levando diretamente a os 4p’s.
Espero que estas informação seja proveitosa para todos !
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1 comentários:
Boa tarde Prezados! Preciso criar um produto e clinar os 4 p's, não sei como fazer preciso da vossa ajuda.
Cuprimentos Sandro Morais
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