A Importancia do Endomarketing


“Endo” vem do grego e quer dizer “ação interior ou movimento para dentro”, sendo assim o Endomarketing quer dizer “marketing para dentro” , uma excelente Ferramenta a ser utilizada no ambiente de trabalho sem duvida nenhuma é Endomarketing,  ele está ligado diretamente ao RH (Recursos Humanos) da empresa, os Funcionários (Que no endomarketing se chamam “Colaboradores”) fazem parte dos principais processos da empresa a conquista; fidelização e manutenção dos clientes, por isso tudo que é realizado no ambiente de trabalho seja bom ou ruim reflete diretamente no cliente externo, Exemplo : “O funcionário A que não está satisfeito com a empresa, atende o cliente B de forma relaxada, resultado muito provável o Cliente b vai falar mal da empresa para seus amigos e conhecidos ou seja: possíveis Clientes futuros por fim a empresa fica com uma péssima imagem acerca dos seus processos” . Ou seja o endomarketing é indispensável para o sucesso, crescimento e reconhecimento de qualquer empresa, a opinião do publico tanto interno quanto externo acaba sendo conseqüência do endomarketing que gera a maximização da qualidade e do atendimento a seus clientes.
   Se hoje em dia afirmamos que uma empresa não vive sem o marketing, posso também afirmar que ela não vai muito longe sem o endomarketing , o marketing esta ligado diretamente a venda da imagem de uma empresa ,o endomarketing busca mesclar as estratégias e elementos do marketing tradicional (Geralmente utilizado de forma externa) e conceitos de Rh  para uso interno das empresas. 
O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado (SORIO, 2006, p. 06). É toda e qualquer ação de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender aos clientes externos (SILVA, 2006, p. 16).
Observem que mesmo tendo em vista a satisfação interna do cliente no fim o endomarketing tem como objetivo final:
O cliente externo.



Irei procurar abranger este assunto mais a frente levantando temas como:

A importancia do endomarketing na empresa moderna

Endomarketing e criatividade

Importância do endomarketing digital 
 
Endomarketing e a comunicação interna




Diógenes Eugênio Ferreira
Formando em administração e marketing.
Email: diogenes_eugenio@yahoo.com
Twitter: Twitter.com/DioZz_Sample

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisa

Visualizações

Sobre este blog

Quero me divertir com o blog, compartilhando informações com profissionais ou aspirantes do meio, Crescendo aprendendo e como disse antes se divertindo. Aqui espero que vire refugio para suas duvidas, compartilhem seus dilemas e façamos da pesquisa nosso segredo, Usando Marketing o marketing que realmente funciona.

Deixe um recado

Sobre mim:

Minha foto
Diógenes Eugênio Ferreira
Formando em Administração de empresas e em Marketing, muitos cursos tecnicos na área de marketing e Comunicação Visual, Sem contar as inumeras palestras que participei sobre os temas. Atualmente trabalhando como diretor de marketing do site de compras coletivas oferta central, e prestando consultoria, designer e grafica para varias empresas de pernambuco atravez da Dz Comunicação Visual a qual sou diretor administrativo. EMAIL: diogenes_eugenio@yahoo.com Twitter.com/DioZz_Sample
Ver meu perfil completo

Você está gostando do blog ?

Seguidores

Tecnologia do Blogger.